sábado, 13 de novembro de 2010

Simbolismo

Introdução

            O simbolismo foi um movimento que se desenvolve nas atres plásticas, teatro e literatura. Surgiu na França, final do século XVX, em oposição ao naturalismo e ao realismo.



Características do Simbolismo
1- Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos.
2- Caráter Individualista
3- Desconsideração das questões sociais abordadas pelo realismo e naturalismo.
4- Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima da música).
5- Produção de obras baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão.
6- Utilização de recursos literários como, por exemplo, a alteração (repetição de um fonema consonantal) e assonância (repetição de fonemas vocálicos)


Subjetivismo

            Os simbolistas tiveram maior interesse pelo particular e individual do que pela visão mais geral. A visão objetiva da realidade não desperta mais interesse, e sim está focalizada sob o ponto de vista de um único indivíduo. Dessa forma, é uma poesia que se opõe à poética parnasiana e se reaproxima da estética romântica, porém mais do que voltar-se para o coração, os simbolistas procuram o mais profundo do "eu", buscando o inconsciente, o sonho.




Musicalidade

            A musicalidade é uma das características mais destacadas da estética simbolista, segundo o ensinamento de um dos mestres do simbolismo francês, Paul Verlanie, qu em seu poema "Art Poétique", afirma: "De la musique avant taute chose..." ("A música antes de mais nada...") para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram mão de alguns recursos, como por exemplo a alteração que consiste na repetição sistemática de um mesmo fonema consonantal e a assonância, caracterizada pela repetição de fonemas vocálicos.




Transcendentalismo

            Um dos princípios básicos dos simbolistas era sugerir através das palavras sem nomear objetivamente os elementos da realidade. Ênfase no imaginário e na fantasia. Para interpretar a realidade, os simbolistas se valem da intuição e não da razão ou da lógica. Preferem o vago, o indefinido ou inpreciso.


2. CARACTERÍSTICAS DO SIMBOLISMO 
a) Misticismo e espiritualismo – A fuga da realidade leva o poeta simbolista ao mundo espiritual. É uma viagem ao mundo invisível e impalpável do ser humano. Uso de vocabulário litúrgico: antífona, missal, ladainha, hinos, breviários, turíbulos, aras, incensos. 
b) Falta de clareza – Os poetas achavam que era mais importante sugerir elementos da realidade, sem delineá-los totalmente. A palavra é empregada para ter valor sonoro, não importando muito o significado. 
c) Subjetivismo – A valorização do “eu” e da “irrealidade”, negada pelos parnasianos, volta a ter importância. 
d) Musicalidade – Para valorizar os aspectos sonoros das palavras, os poetas não se contentam apenas com a rima. Lançam mão de outros recursos fonéticos tais como: 
Aliteração – Repetição seqüencial de sons consonantais. A seqüência de palavras com sons parecidos faz que o leitor menospreze o sentido das palavras para absorver-lhes a sonoridade. É o que ocorre nos versos seguintes, de Cruz e Sousa: 

Vozes veladas, veludosas vozes, 
Volúpia dos violões, vozes veladas, 
Vagam nos velhos vórtices velozes, 
(Violões que Choram) 

Assonância – É a semelhança de sons entre vogais de palavras de um poema. 

e) Sinestesia – Os poetas, tentando ir além dos significados usuais das palavras, terminam atribuindo qualidade às sensações. As construções parecem absurdas e só ganham sentido dentro de um contexto poético. Vejamos algumas construções sinestésicas: som vermelho, dor amarela, doçura quente, silêncio côncavo. 

f) Maiúsculas no meio do verso – Os poetas tentam destacar palavras grafando-as com letra maiúscula. 

g) Cor branca – Principalmente Cruz e Sousa tinha preferência por brancuras e transparências. 





Você vai querer ler !




Principais autores do simbolismo

Cruz e Souza -
obras: Tropas e Fantasias
           Missal e Bróqueis (poesia)
           Evocação (prosa)                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário